-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nigel Young
-
Fabricantes: Kuraray
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Apple Piazza Liberty é composta por dois elementos fundamentais, uma praça escalonada e uma fonte. Localizada logo após o Corso Vittorio Emanuele — uma das ruas de pedestres mais populares de Milão — os visitantes são atraídos para a praça pela vista da nova e dramática fonte.
O projeto é outro exemplo da estreita colaboração entre a equipe de arquitetura da Apple liderada pelo chefe de design, Sir Jonathan Ive e Angela Ahrendts, vice-presidente sênior de Varejo e Lojas Online e a Foster + Partners.
Uma celebração da alegria da vida da cidade e personificação de sua natureza dinâmica, a água é uma experiência interativa e multissensorial. Os visitantes entram na fonte através de uma entrada coberta de vidro envolta pelas vistas e sons de jatos verticais de água que se chocam contra as paredes de vidro de sete metros de altura. Uma alusão imersiva a brincadeira infantil de correr pelas fontes, a experiência muda ao longo do dia com a luz do sol filtrada pela água, enquanto à noite o teto de vidro cria um efeito caleidoscópico, com a água caindo pelas paredes, e seus reflexos viajando infinitamente pelo céu.
Stefan Behling, Diretor do Escritório, Foster + Partners, comentou: "Não pode haver maior honra e responsabilidade do que criar uma praça pública na Itália, onde as praças e espaços urbanos sempre nos inspiraram. A fonte é uma expressão de excitação infantil que remete a cada um de nós. Em sua simplicidade, ela ecoa a ideia de caminhar em uma grande fonte sem se molhar, e a alegria de estar vivo".
A fonte desce até a base do Anfiteatro, um novo centro social e uma extensão ao ar livre do "Hoje na Apple". A arquibancada é definida por degraus de pedras largas que descem abaixo do nível da rua e se abrem para um palco, apoiado por uma parede de água de uma segunda fonte. A praça recém-criada foi pavimentada com Beola Grigia — uma pedra típica local da Lombardia, e cercada por 21 novas árvores Gleditsia Sunburst.
O interior é um espaço brilhante, monolítico, metaforicamente esculpido na mesma pedra que a praça acima. O teto segue o perfil escalonado do anfiteatro, com claraboias e painéis retro-iluminados que combinam de forma inovadora a luz artificial e natural. Através do teto e das escadas, raios quentes de sol penetram profundamente na loja afundada, conectando o interior com a luz e o ritmo de Milão e dando-lhe a sensação de uma espaçosa galeria de arte cheia de luz. As escadas que levam à loja consistem em degraus em balanço revestidos de aço inoxidável polido que também se tornam uma instalação de luz escultural, criando uma experiência teatral e emocionante.